domingo, 5 de setembro de 2010

O Menino Selvagem



O filme “O menino selvagem” é baseado num facto real. Relata a história de uma criança que foi encontrada num bosque francês no final do século XVIII. Provavelmente teria 11 ou 12 anos. No momento da sua captura a sua marcha era ainda primitiva, não comunicava com ninguém e não dava mostras de saber falar ou ouvir.
Após a “descoberta”, o menino foi levado para Paris para o centro de surdos-mudos, após vários exames realizados por médicos, o menino rapidamente se torna num incómodo no centro. A sua reeducação foi declaradamente posta de lado, “tornando-o” assim numa criança com deficiência.
Foi Jean Itard, médico que decidiu investir na educação e socialização desta criança, levando-a para sua casa. A ajuda da sua governanta Madame Guérin foi imprescindível na sua tarefa. Ao longo da sua estadia na casa do médico, Victor, como foi chamado, foi progredindo nas suas aprendizagens. Primeiro na parte motora, dos hábitos sociais, na linguagem, no raciocínio, nos sentidos e sentimentos. Se inicialmente aparentava não ter sentimentos, Victor tornou-se numa criança com capacidade para chorar, revoltar-se e até mesmo brincar.
Após algum tempo o menino foge da casa do médico e tenta voltar para a floresta, mas depara-se com a realidade e percebe que já não consegue viver nesse ambiente. Volta então para casa continuando a sua vida cheia de rotinas e hábitos que foi criando ao logo da sua aprendizagem.

O homem é um ser cultural e como tal “deve” à sua cultura o facto de não possuir só instintos mas também uma série de comportamentos que o torna pertencente à sociedade.
O filme “O menino selvagem” relata a influência que a cultura e a educação podem ter na vida de um ser humano.
Foca também a importância da educação e dos estímulos.

Sem comentários:

Enviar um comentário