
- "Conhecer o meio onde a criança está inserida
- Conhecer a realidade e a expectativa familiar
- Conhecer com pormenor o desenvolvimento da criança e do grupo em geral
- Planificar adequadamente a acção educativa, e consequentemente reformulá-la sempre que necessário".
Olá colegas,
ResponderEliminarCheguei aqui a convite da Sara e nãpo quis ir embora sem dar o meu contributo:
Embore concorde, à partida, com a vossa argumentação no que se refere à observação das crianças em contexto de sala, na minha prática pedagógica procuro planear as observações a realizar, para que estas sejam efectuada com intencionalidade, tal como todas as outras "tarefas" educativas.
Assim, procuro decidir quem observar e o quê, para poder registar os dados de que necessito; por exemplo, actualmente estou a fazer uma avaliação diagnóstica aos meus 10 meninos pequenos (3 anos), para conhecer se já desenvolveram a noção cromática.
Depois, procuro registar esses dados em suportes adequados; como sabem, existem diversos modelos de registo de observações (desde registos de incidente crítico, registos de frequência, narrativos, check-lists, etc...) conforme aquilo que se pretende.
Considero este um processo fundamental, embora me depare, todos os dias, com dificuldades de tempo para o realizar como gostaria... :(
Aproveito apra vos deixar os parabéns pela iniciativa de criar o blogue e pelos seus conteúdos que me pareceram pertinentes e actuais.
Boa sorte para a licenciatura!
Bjs, Juca