sábado, 16 de outubro de 2010

Maria Montessori


Maria Montessori

Médica e educadora italiana.

1870-1952

Desenvolveu um método de educação para a infância baseado na livre escolha de actividades, num ambiente cuidadosamente preparado que encoraja o progresso sequencializado de tarefas simples para as complexas.

Os princípios fundamentais do método Montessori são:

  • A actividade,
  • A individualidade
  • A liberdade

Os estímulos externos formariam o espírito da criança, precisando portanto de ser determinados, assim, na sala de aula, a criança era livre para agir sobre os objetos sujeitos à sua acção, mas estes já estavam preestabelecidos, como os conjuntos de jogos e outros materiais que desenvolveu.

O material criado por Montessori

Tem um papel preponderante no seu trabalho educativo pois pressupõe a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função estimular e desenvolver na criança, um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.

Este material divide-se em cinco grupos de materiais didáticos:
- Exercícios para a Vida quotidiana
- Material sensorial
- Material de linguagem
- Material de matemática
- Material de ciências

Método Montessori


-Baseia-se em anos de observação da natureza da criança por parte do maior gênio da educação desde Froebel.
-Demonstrou ter uma aplicabilidade universal.
-Revelou que a criança pequena pode ser uma amante do trabalho, do trabalho intelectual, escolhido de forma espontânea, e assim, realizado com muita alegria.
-Baseia-se numa necessidade vital para a criança que é a de aprender fazendo. Em cada etapa do crescimento mental da criança são proporcionadas actividades correspondentes com as quais se desenvolvem suas faculdades.
-Ainda que ofereça à criança uma grande espontaneidade consegue capacitá-la para alcançar os mesmos níveis, ou até mesmo níveis superiores de sucesso escolar, que os alcançados sobre os sistemas antigos.
-Consegue uma excelente disciplina apesar de prescindir de coerções tais como recompensas e castigos. Explica-se tal facto por tratar-se de uma disciplina que tem origem dentro da própria criança e não imposta de fora.
-Baseia-se em um grande respeito pela personalidade da criança, concedendo-lhe espaço para crescer em uma independência biológica, permitindo-se à criança uma grande margem de liberdade que se constitui no fundamento de uma disciplina real.
-Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada matéria, e assim, fazê-lo de acordo com suas necessidades individuais.
-Cada criança trabalha em seu próprio ritmo.
-Não necessita desenvolver o espírito de competência e a cada momento procura oferecer às crianças muitas oportunidades para ajuda mútua o que é feito com grande prazer e alegria.
-Já que a criança trabalha partindo de sua livre escolha, sem coerções e sem necessidade de competir, não sente as tensões, os sentimentos de inferioridade e outras experiências capazes de deixar marcas no decorrer de sua vida.
-O método Montessori propoe-se a desenvolver a totalidade da personalidade da criança e não somente suas capacidades intelectuais. Preocupa-se também com as capacidades de iniciativa, de deliberação e de escolhas independentes e os componentes emocionais.

Webgrafia

Páginas web oficiais:

http://www.amshq.org/

http://www.montessori.org/

http://www.montessoriconnections.com/

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