domingo, 17 de outubro de 2010

Experiências-Chave



EXPERIÊNCIA-CHAVE PARA APRENDIZAGEM ACTIVA

•Exploração activa, utilizando todos os sentidos
•Descoberta de relações, por experiência directa
•Manipulação, transformação e mistura de materiais
•Escolha de materiais, de actividades, de finalidades
•Aquisição de técnicas no manejo de utensílios e equipamento
•Utilização dos grandes músculos
•Responsabilização pelas próprias necessidades

EXPERIÊNCIA-CHAVE PARA UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM

•Conversa com os outros acerca de experiências pessoalmente significativas
•Descrição de objectos, de acontecimentos e de relações
•Expressão de sentimentos por meio de palavras
•Escrita, por um adulto, da própria linguagem falada da criança e posterior leitura em voz alta
•O brincar com a linguagem: rimas, invenção de histórias, audição de poemas e histórias


EXPERIÊNCIA-CHAVE PARA REPRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E DE IDEIAS

•Reconhecimento de objectos pelo som, pelo tacto, pelo gosto e pelo cheiro
•Imitação de acções
•Relacionação de gravuras, fotografias e modelos com lugares e coisas existentes
•Desempenho de papéis e situações de faz-de-conta
•Confecção de modelos com barro, blocos, etc...
•Desenho e pintura


OUTRAS EXPERIÊNCIAS-CHAVE

•Experiências-chave para o desenvolvimento do raciocínio lógico (classificação, seriação, conceitos numéricos)
•Experiências-chave para compreensão do tempo/espaço



Hohmann,Mary; Banet, Bernard; Weikart, David (s/d). A criança em acção. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Sem comentários:

Enviar um comentário