quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Desenvolvimento psicológico relacionado com o interesse pela leitura segundo Piaget


Estádios

1. Sensório- motor (do nascimento até 2 anos)- demanda-se aqui um conceito amplo de literatura

• rimas infantis, contacto com álbuns, imagens de objectos que representem o meio mais imediato, livros-jogos

2. Pré-operacional (2 a 7 anos) - aparição da função simbólica (aquisições da linguagem). Elaborar dados através do sentido e categorizar a realidade

•Sub-período – pré-conceptual (2 a 4 anos) – pré-conceitos – intuitivo (intuição directa) → experimentar a realidade
• egocentrismo
• realismo (coisificação)
• animismo
• artificialismo (acção explícita de um criador)
• jogo dramático espontâneo, jogos dramáticos dirigidos – gosto pelos contos e fábulas, personificações e antropomorfismos – abre-se aí perspectivas enormes para a literatura (normal/exótico, absurdo)
3. Operações concretas (dos 7 aos 11/ 12 anos) – interiorização progressiva do real – criação de agrupamentos que permitem organizar a realidade. Classificar e seriar os objectos e elaborar noções científicas de número, tempo, medida, etc.

• literatura fantástico-realista (contos maravilhosos, fantásticos e de aventuras, a vida dos animais, conhecimento de outros países, povos, assuntos ligados aos jogos, desportos, experiências científicas e conhecimento do mundo)
• linguagem literária/ linguagem coloquial/ dinamismo de acção, do argumento, descrição vigorosa, expressões jocosas, transferências, projecções e identificações


4. Operações formais (dos 11-12 aos 15 anos) – liberta-se do conceito imediato – pensamento hipotético dedutivo –síntese, individualização e generalização – prefere o mistério, a aventura, a novela de acção

• papel socializador da literatura – princípios universalizantes de justiça, tolerância, solidariedade e cooperação

Sem comentários:

Enviar um comentário