quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A Organização da Sala - Áreas

Cada área deve ser planeada de modo a propiciar actividades baseadas nos interesses das crianças e que estimulem uma aprendizagem valiosa

As actividades oferecidas em cada área devem reflectir os níveis de desenvolvimento das crianças e as suas experiências prévias, permitindo que aprendam ao seu ritmo sobre o mundo à sua volta, manipulando objectos, construindo, dialogando e assumindo diferentes papéis


Uma sala planeada para a aprendizagem convida as crianças a se envolverem em actividades que são interessantes e pedagogicamente válidas


Áreas bem planeadas e que ofereçam muitas opções para as crianças evitam problemas de disciplina e permitem aos Educadores conhecer as crianças como indivíduos únicos.


Sugestões para ajudar ao planeamento:


1. Embora a criança escolha o que quer fazer, o Educador precisa de criar áreas que atraiam as crianças para actividades de aprendizagem e oferecer ideias


2.O planeamento do Educador e a organização da sala devem considerar o desenvolvimento, interesses e necessidades das crianças

3.Espaço, tempo e equipamentos suficientes devem ser oferecidos para actividades ininterruptas. Actividades bem planeadas oferecem experiências variadas de aprendizagem

4.Muitas experiências devem estar disponíveis, cada dia, no período dedicado às áreas. As crianças devem poder deslocar-se livremente de uma actividade para outra, dependendo dos seus interesses e de sua capacidade de atenção


5.O período das áreas deve propiciar um equilíbrio entre actividades calmas e actividades mais vigorosas, entre actividades individuais e em grupo.


6.As crianças não devem ficar limitadas às experiências planeadas para o dia. Estas servem apenas como início, como convites ao envolvimento, pois os Educadores devem responder às oportunidades de aprendizagem que ocorrem espontaneamente


7.O Educador deve estar disponível para as crianças durante o período de actividades, pois as suas brincadeiras revelam interesses, habilidades e necessidades


(Spodek, 1998)

Bernard Spodek é professor emérito de Educação Infantil na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign , onde leciona desde 1965.

A sua pesquisa e interesses acadêmicos estão nas áreas de currículo, ensino e formação de professores na educação de infância.

Sem comentários:

Enviar um comentário