terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dez princípios para tornar o sistema educativo mais eficaz


1.Políticas de educação mais duradoiras, sistémicas e negociadas


2.Instituições que têm os meios para serem mais autónomas e sabem justificar a utilização desses meios


3.Profissionais competentes, autónomos e reflexivos, empenhados em melhorar, de forma contínua e cooperativa, práticas e dispositivos


4.Chefias que exerçam uma liderança profissional mais do que um controlo burocrático


5.Currículos flexíveis baseando-se no essencial e visando objectivos de formação explícitos e razoáveis


6.Didácticas construtivistas e dispositivos pedagógicos que criem situações fecundas de aprendizagem


7.Uma organização do trabalho escolar posta prioritariamente ao serviço de uma pedagogia diferenciada


8.Uma divisão equitativa e negociada do trabalho educativo entre os pais e a escola


9.Profissões fundadas em saberes apoiados pelas ciências sociais e humanas


10.Uma cultura de avaliação muito inteligente


Philippe Perrenoud
Se hoje em dia se fala tanto em qualidade em competências e em avaliação, achei de suma importância colocar estes princípios de Perrenoud. São de facto muito importantes e deviam ser levados em conta por todos os agentes educativos. Bem sei que nem sempre estes itens são levados em conta, e em alguns aspectos há ainda muito a fazer no nosso país, no entanto, como profissionais de educação podemos sempre tentar e levar a cabo boas práticas.

2 comentários:

  1. Ao ler esta postagem verifiquei, com tristeza, que ainda nos falta progredir muito, ao nível destes 10 princípios para sermos eficazes!
    Obrigada pela partilha...

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  2. Olá Juca, é bem verdade o que referes, aliás pensei nisso quando escrevi este post! Engraçado como muitas de nós temos esta noção.
    Não será o teu e nem o meu caso, isso tenho a certeza, no entanto, algo depende de nós e da nossa classe, empurramos diaramente a sociedade para um mundo melhor... Mas se calhar somos (ainda) poucas a fazê-lo.
    Beijinhos

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